Gratidão!!!

gratidão

Dentre todas as virtudes que alguém pode ter, uma das que mais me atrai é a gratidão. Um gesto de gratidão possui um valor sentimental inestimável e diz muito sobre o caráter de quem o pratica. Demonstrar gratidão a alguém por um benefício recebido é agraciar e honrar da melhor maneira possível a quem lhe fez o bem. É reconhecer o valor e a importância de um ato e consiste em mola propulsora para a prática de novas boas ações. Não sei se ando pessimista demais, mas o fato é que esse sentimento está meio escasso em nossa sociedade. Penso ser completamente incompreensível que uma pessoa não tenha no mínimo um sentimento de gratidão para com aqueles que lhe fazem algo de bom. Gratidão, como o próprio nome diz, não custa dinheiro e nem poderia, pois se custasse seria compensação (troca), mas ela é gratuita. Gratidão não custa sequer tempo, pois ela consiste apenas e tão somente em um sentimento de reconhecimento, de afeto e de carinho para com o benfeitor. É como se fosse uma “dívida” apenas emocional. Daí minha total incompreensão da quase falência deste sentimento em nosso meio. Acredito que sua ausência tem desestimulado muitas pessoas a praticarem boas ações. No fundo no fundo, mesmo sabendo que não se deve esperar nada do outro, a gente sempre espera no mínimo gratidão e infelizmente ela nos tem faltado. Sem ela, acabamos por produzirmos uma sociedade cada vez mais carente da prática do bem e de amor ao próximo. Mas em que pese a ingratidão das pessoas, isso não há de nos fazer desistir. Ela pode até revelar o caráter pouco nobre de alguns, mas não haverá de mudar nossa forma de agir. E com o objetivo de melhorarmos dia após dia, seguiremos a caminhada. Com o propósito firme de evolução diária vamos perceber que fazer o bem produz uma sensação tão gostosa e um prazer tão indescritível, que supera em muito a decepção por recebermos em troca a ingratidão. Continuemos, pois, a praticar o bem, mas que o façamos pelo simples ato de fazê – lo, sem receber recompensas. Fazer o bem sem esperar nada em troca consiste em uma condição básica para uma vida em evolução. Apenas por isso, ou por tudo isso (depende do referencial) ainda prefiro ter a ingratidão como resposta, do que perder a oportunidade de ser bom.

Anúncios

16 comentários sobre “Gratidão!!!

  1. Pingback: Como escrever seus objetivos para o ano novo | Nuvem de giz

  2. Olá Carlinhos. O que mais me motiva a ler os seus textos é que sei que você procura colocar em prática o que escreve.Sempre grata a você . Beijo e abraço

  3. Sou muito GRATA pelos seus textos Carlos Rocha!
    Apesar de pouco conseguir evoluir nas mudanças que necessito.
    Entendo perfeitamente que não basta ler os textos e refletir somente, é preciso que se busque o “querer do coração” para assim fazer acontecer as mudanças!!!
    Vou continuar refletindo prometo e tentando!!!! Rsrs

  4. Compactuo com você desse sentimento. Gratidão é dívida do coração e, por tamanha grandeza nem poderá ser mensurada. Obrigada por nos doar seu tempo disseminando sentimentos de tão rara nobreza. Continue nos presenteando e nos convidando para momentos de reflexão e evolução. Um grande abraço. Eliana

  5. Então Carlos…se a autossuficiência é não necessitar de qualquer ajuda, apoio ou interação de outros para sobreviver, é necessária a ausência desse sentimento para reconhecermos a gratidão, que aliás como você bem disse, é um bela virtude. Muito grata!

  6. Parabéns! Concordo plenamente. E penso que precisamos de agradecer até mesmo pelas adversidades, uma vez que proporcionam nosso crescimento pessoal, e nos oferecem a oportunidade de exercitarmos nossa capacidade de resiliência, que tanto nos fortalece. Agradecer sempre e acreditar que tudo no universo tem um propósito maior, aumentam nossa capacidade de superação. Muito obrigada por essa reflexão maravilhosa!E por me convidar através de seus pensamentos, toques…
    para ponderar sobre minhas próprias atitudes. Abraço.

  7. Gratidão é realmente uma virtude pra quem tem caráter apurado. É reconhecer que o outro me acrescenta. É a total ausência de autossuficiência. Concordo que a gratidão anda escassa em tempos atuais, quando o egocentrismo fala alto calando a humildade que faz reconhecer esse sentimento tão nobre. Contudo, é necessário enxergar a necessidade eminente do outro, independentemente dele vir a ser ou não grato pelos nossos gestos atribuídos. Então, que a inclinação natural para a execução do bem e da dignidade ao outro, prevaleça sempre em nós!
    E a você, minha gratidão por tão belo texto. Thanks….

  8. Pra mim, gratidão é quando a alma diz obrigado! E quando isso acontece estamos enviando uma carta de amor ao universo…é um sentimento doce, é a memória do nosso coração !!! Depende também da importância que a gente dá..olhar as miudezas da vida, faz toda a diferença…Sou infinitamente grata a você, meu amigo, e obrigada por dividir comigo um pouquinho do seu tempo, nem que seja em pensamentos, orações !!! Namastê Carlos !!!

    • Isso mesmo Rose, o diferencial está justamente nas pequenas coisas, nos pequenos gestos. Ser grato àquela pessoa que te desejou um bom dia e/ou te dirigiu um sorriso e contibuiu para que seu dia fosse melhor. A gratidão se mostra é aí. A propósito do finalzinho do seu comentário, pensamentos bons e orações nunca devem ser desprezados nem diminuída a importância viu…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s